As vantagens de um veículo blindado

Voiced by Amazon Polly

Segurança é palavra de ordem. E ter um veículo blindado pode ser uma ótima solução se você procura, além de segurança, liberdade para se locomover com tranquilidade. Afinal, um veículo blindado irá proteger você, sua família ou seus colaboradores de roubos, tiros,  balas perdidas e até explosões. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este nosso novo artigo. Boa leitura!

O que é blindagem

A blindagem de um veículo não é tipo vestir um colete à prova de balas e sair por aí. Se esse era o seu pensamento, lamento dizer, mas errou. Um blindado ganha, em média, uns 100 quilos a mais em seu peso normal, dá muito trabalho, o custo é elevado e não é qualquer lugar que pode fazer e nem de qualquer jeito. 

A blindagem consiste em adicionar uma “segunda pele” no veículo, ou seja, uma camada interna composta por lâminas de aço balístico ou polímeros, mantas de aramida e vidros especiais, cuja função é proteger as pessoas dentro de um carro, de modo a impedir que ele seja penetrado por objetos perfurantes que ultrapassem sua estrutura (carcaça e vidros) e atinja o seu interior, dando segurança a quem estiver nele.

Essa proteção, de acordo com o tipo chega a ter a capacidade de proteger em relação a todos calibres (inclusive fuzis).

Detalhes da blindagem de veículos

Porém, não é só blindar e ponto final. Tem custos com manutenção. É preciso seguir regras estabelecidas pelo Exército Brasileiro, Contran e as leis vigentes,portarias, decretos, normas. 

As empresas que trabalham com blindagem devem ser devidamente regulamentadas e autorizadas para que a blindagem seja legalmente aceita e cadastrada, mediante todas as exigências do Exército Brasileiro. E a declaração de blindagem é liberada pelo Ministério da Defesa para que o veículo possa ser regularizado no Detran. 

Já a vistoria, deve ser realizada por uma oficina credenciada para obtenção da regularização definitiva, sendo que a vistoria seguirá padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  

De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o Brasil registra a maior frota de blindados do mundo, mais de 200 mil carros blindados, sendo cerca de 20 mil blindagens por ano desde 1990, quando o mercado de blindagem começou a tomar corpo em nosso país. 

Há 6 tipos de blindagem, que definem o nível de proteção, como mostra a figura a seguir:

Vantagens de um veiculo blindado

Fonte: abrablin.com.br 

O veículo é totalmente desmontado para as devidas adaptações, e o processo leva cerca de 30 dias para ser concluído.

Quais os veículos que podem ser blindados 

Todo veículo pode ser blindados. Porém, vale salientar que veículos 1.0 não são exatamente adequados para todo o aparato de blindagem, pois o aumento de peso pode comprometer e muito o seu desempenho. Uma blindadora idônea poderá dar um parecer adequado a respeito.

Vale a pena ter um veículo blindado

Blindar um carro é um grande e complexo  investimento.

Mas é sim um procedimento que vale a pena se o condutor ou proprietário quiser se proteger ao transitar pelas ruas e não sofrer danos, sobretudo à vida, diante da falta de segurança que aumenta a cada dia e violência das ruas das grandes cidades. Essa é a realidade que tem tornado comum a aquisição de veículos blindados ou que leva os  proprietários a adaptarem o próprio veículo dentro dos padrões de blindagem.

Por exemplo: Carros seminovos popular, cujo preço de tabela sem a blindagem é em torno de R$ 35.000,00, a sua versão blindada poderá custar o dobro, R$ 75.000,00. Tudo depende do modelo do carro, o tipo de blindagem equivale ao nível de proteção.

Diante disso, podemos citar como vantagens de um veículo blindado:

  • Proteção contra ataques por armas de fogo e quaisquer objetos atirados contra o veículo com a intenção de ferir as pessoas e o patrimônio, até mesmo ser acometido por balas perdidas;
  • Proteção da lataria contra vandalismos;
  • Proteção contra barulhos exteriores, o que melhora o isolamento acústico do veículo e a concentração do condutor do veículo; 
  • Proteção ao bem-estar emocional, já que confere tranquilidade ao condutor e ocupantes do veículo.

Como posso blindar meu carro

  1. Certifique-se de que o seu veículo tem condições de se tornar blindado, uma vez que o investimento é alto.
  2. Procure uma empresa credenciada pelos órgão governamentais, idônea e com licença/autorização para blindagem de veículos;
  3. Visite a empresa, cheque a documentação emitida pelo Exército Brasileiro habilitando-a ao trabalho;
  4. Informe-se a respeito do material que será usado;
  5. Verifique quais são as garantias, prazo de entrega e como se dará a inspeção pós instalação;
  6. Tenha em mãos os seus documentos pessoais e também do veículo e a sua certidão negativa de antecedentes criminais para obter autorização;
  7. Conheça os órgãos envolvidos no trâmite da autorização para a blindagem, vistoria e expedição do documento final;
  8. Mediante a autorização expedida pelo Exército Brasileiro, a credenciada já poderá iniciar o serviço de blindagem;
  9. A conclusão do processo se dá com a informação “veículo blindado” devidamente inserida no campo de observação do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Enfim, não descuide de sua proteção e daqueles que são importantes em sua vida. Se tiver condições de blindar seu carro ou adquirir um blindado, vá em frente!

Deixe um comentário